segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

NASA espera lançar Atlantis depois de 24 de Janeiro

Quinta, 3 de Janeiro de 2008, 22h33

Devido a um problema de projecto nos ônibus espaciais, a NASA anunciou que lançará o ônibus espacial Atlantis somente após o dia 24 de Janeiro.
A agência espacial norte-americana disse, no entanto, que a data mais realista para o lançamento da missão que levará os laboratórios europeu e japonês para a Estação Espacial Internacional é o dia 2 de Fevereiro.
"Tudo tem de dar certo para nós para lançarmos no dia 24", disse a jornalistas em teleconferência o vice-gerente do programa de ônibus espaciais, John Shannon.
Tentativas de lançamento foram adiadas em 6 e 9 de Dezembro devido a defeitos em leituras de sensores no tanque de combustível de hidrogénio da nave.
A NASA tinha esperanças de realizar uma nova tentativa em 10 de Janeiro, mas decidiu no fim do ano passado que precisaria de mais tempo para consertar o problema.
Os sensores com defeitos são parte de um sistema de emergência para cortar a actividade dos três principais motores de hidrogénio se o tanque ficar seco devido a um vazamento ou outros problemas.
Motores sem combustível podem quebrar o sistema de bombeamento e possivelmente causar uma enorme explosão.


FONTE: http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,OI2196518-

Sem comentários: